Fernando de Noronha

Sobre o Destino

Falando sério, o que falar de Noronha? Não sabemos nem por onde começar! Consagrado pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, o Arquipélago de Fernando de Noronha é um dos tesouros de Pernambuco e é formado por duas unidades de conservação: o Parque Nacional Marinho e a Área de Proteção Ambiental. Magnífico santuário ecológico, lá tudo encanta: o mar verde-esmeralda e o azul-turquesa de suas praias e baías, distribuídas entre o “mar de dentro” e o “mar de fora”, o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico, cartões-postais da Ilha; mirantes a oferecer espetáculos que ficarão para sempre marcados na memória.

Não é por acaso que a Baía do Sancho conquistou em 2019, mais uma vez, o título de melhor praia do mundo (Traveler’s Choice). Imperdível realizar trilhas ecológicas, com diferentes graus de dificuldade, sendo, inclusive, algumas acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e fazer os famosos passeios de barco, sem falar nas incríveis oportunidades de mergulho. Aliás, os mais experientes mergulhadores afirmam que Noronha é um dos melhores pontos de mergulho do planeta, com visibilidade de até 50m de profundidade. Isso sem falar na diversidade da vida marinha. Cerca de 230 espécies de peixes, 15 de corais e mais de 10 tipos de tubarões convivem no Parque Nacional Marinho com dezenas de aves migratórias que escolhem o arquipélago para repouso e alimentação; répteis endêmicos, como a mabuya; e os famosos golfinhos-rotadores, que em seu indescritível balé acompanham muitas vezes os navegantes pelos mares de Noronha.

E como falamos sobre acessibilidade lá em cima, é importante ressaltar que em Noronha, para atender melhor os turistas com deficiência ou mobilidade reduzida, na Baía do Sueste é possível desfrutar o banho de mar assistido com uso de cadeiras anfíbias, acompanhados por profissionais qualificados. Massa, né? Em Noronha todos podem ter experiências incríveis!

O Arquipélago respira preservação e sustentabilidade. A começar pela coleta de lixo seletiva, passando pelo programa Carbono Zero que vai ser totalmente implantado até 2022 e o Plástico Zero já em funcionamento. Além de importantes projetos de preservação ambiental, como o Golfinho Rotador e o Projeto Tamar. Com mais de 500 anos de história para contar Noronha também é cenário de edificações de grande valor histórico, como a Igreja N. Sra. dos Remédios (1772); ruínas e pátios seculares; o Palácio São Miguel, sede da administração de Fernando de Noronha e a Fortaleza de N. Sra. dos Remédios (1737), a mais importante das dez fortificações erguidas nos séculos XVII e XVIII para defender a ilha.

E se depois de um dia no paraíso, você ainda quiser vivenciar mais uma experiência inesquecível, o pôr do sol lhe convida para um dos mais incríveis espetáculos da natureza. Escolhe um dos tantos lugares perfeitos, como no Forte de São Pedro ou no mirante da Praia do Meio e se deixe levar pelo encantamento. A gente só queria tá lá agora, né não? Então, tá esperando o quê? Bora Pernambucar em Noronha!

Fotos: Antônio Melcop (cedidas pela Administração de Fernando de Noronha)

Roteiros de Pernambuco

* Os links e empresas citadas são sugestões dos municípios e não nos responsabilizamos pela contratação de quaisquer serviços prestados pelas mesmas