Exu

Sobre o Destino

Exu, a 618 km do Recife, é privilegiada por sua diversidade cultural e abraçada pela exuberante beleza da Chapada do Araripe. A simpática e hospitaleira cidade tem em suas raízes muitas tradições, como as marcas do legado construído pelo seu filho mais ilustre: o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Tu sabia? Pois é! Foi lá que ele aprendeu com o pai a tocar sanfona nos arraiais que aconteciam nas horas de lazer da família Gonzaga. A cidade é um grande memorial da história do cantor e compositor. Exu guarda um acervo que atrai centenas de turistas e amantes da genuína música nordestina. No Parque Aza Branca estão o Museu e Mausoléu do Gonzagão, com rico acervo iconográfico, discográfico e documental. Muito massa, né?

O município é também conhecido por sua riqueza natural, e oferece dezenas de opções para a prática do ecoturismo, como o desfiladeiro da Serra das Camarinhas; a Serra do Araripe e as ruínas do Exu-Velho; e o Santuário Ecológico do Cantarino, que encanta por suas cachoeiras.

Tem também reconhecido como Patrimônio Histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) o Sítio Arqueológico Pedra do Caboclo (Rocha da Gritadeira), localizado no Sítio Gritadeira, a 15 km da cidade. Nele, formações rochosas formam “cavernas” (lugar onde os moradores pagam promessas), com pinturas rupestres de tradição Agreste em vermelho (possivelmente datadas de 10 a 12 mil anos).

Vale ainda conhecer a casa-grande da Fazenda Caiçara, onde está o Museu de Bárbara Alencar (comerciante e revolucionária brasileira. Primeira presa política do Brasil. É considerada uma heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador). Pra Exu ficar ainda mais completa, só falta tu por lá!

Fotos: Felipe Sampaio.

Roteiros de Pernambuco

* Os links e empresas citadas são sugestões dos municípios e não nos responsabilizamos pela contratação de quaisquer serviços prestados pelas mesmas